A atenção aos tipos de vulnerabilidades é fundamental para a proteção de uma rede de computadores e internet. Assim como as tecnologias estão em constante aperfeiçoamento, as ameaças também evoluem rapidamente. Caso elas não sejam prevenidas, sua empresa fica sujeita a consequências graves, como paradas de sistemas, interrupção das atividades, invasão da rede e roubo de dados sigilosos.
Na área de TI, as vulnerabilidades são entendidas como brechas que facilitam a ação de pessoas mal-intencionadas. Quando elas são negligenciadas, a tendência é que o risco se converta em uma ameaça concreta. Então, quer evitar problemas dessa natureza? Abaixo, conheça os principais tipos de vulnerabilidades e saiba como eliminá-las!
Sistemas obsoletos
A cada versão de um sistema, o fabricante adiciona novas propriedades de segurança. Assim, se os seus sistemas não são atualizados com frequência, tornam-se obsoletos, operando com desempenho mínimo, de forma lenta e ficam sujeitos a falhas de segurança.
Nessas condições, os sistemas geram atrasos e abrem portas para a entrada de invasores. Por isso, é importante realizar manutenções periódicas dos softwares, o que traz velocidade e segurança para os serviços executados. O mesmo acontece com as máquinas: quando elas não são trocadas, podem atingir níveis de esgotamento e deixar de comportar novas atualizações — condição arriscada para as operações.
Falta de segurança
Apesar de ser um princípio básico, muitas empresas ainda ignoram a segurança em TI, o que pode ser fatal para seus serviços. Não basta contar com hardwares em boas condições de funcionamento, é necessário que eles estejam protegidos por ferramentas e camadas de segurança.
Portanto, é recomendável adotar medidas de segurança, como a proteção de dados, implementação de uma política de segurança da informação que conscientize a todos sobre deveres e responsabilidades, instalação de antivírus corporativos e firewalls para inibir ataques cibernéticos, além da construção de senhas fortes.
Problemas com backup
A realização de backup é uma operação padrão para assegurar a integridade dos dados da empresa. Com essa segurança, se acontecer algum problema e os arquivos ficarem comprometidos, você consegue recuperá-los. No entanto, é preciso ter atenção quanto ao tipo de backup efetuado, já que o armazenamento em HDs e servidores físicos é pouco eficiente, visto que eles podem ser corrompidos.
Dê preferência ao backup em Nuvem, pois ele permite que os dados fiquem seguros, independentemente do que aconteça com as máquinas e os servidores da empresa. Com isso, os funcionários também podem acessar as informações por meio de dispositivos móveis, a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet.
Infraestrutura inadequada
O uso contínuo dos equipamentos de TI pode desencadear desgastes e falhas que criam brechas para invasores. Por contas desse risco, é preciso fazer inspeções periódicas para verificar se a sua infraestrutura de TI está adequada para as demandas da empresa. Esse processo ajuda a identificar e corrigir eventuais falhas.
Saiba que algumas das vulnerabilidades de infraestrutura mias comuns são defeitos de fabricação, dispositivos malconservados, drives com funcionamento precário e erros de instalação. É importante checar se a empresa segue as normas de segurança de dados previstas para o seu nicho de atuação, como a LGPD. Caso não, ela está exposta não só a riscos, mas também a penalidades impostas pelos órgãos reguladores.
Como você viu, são vários os tipos de vulnerabilidades de TI que podem impactar uma empresa. A melhor forma de identificá-los e combatê-los é com o auxílio de uma equipe especializada, capaz de fazer uma análise dos seus pontos fracos e traçar um plano de segurança, a fim de blindar a rede da sua empresa.
Precisa de ajudar para otimizar e proteger o seu setor de TI? Veja como escolher uma empresa de segurança da informação de qualidade!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.