Há alguns anos, os vírus eram uma das principais preocupações da TI nas empresas. Na atualidade, com a adesão de novas tecnologias no ambiente corporativo, como as ferramentas IoT, também surgiram novas ameaças para os negócios. Diante desse cenário, é preciso criar um plano de conscientização em segurança da informação, que orienta os usuários sobre as melhores práticas para evitar invasões e ataques cibernéticos.
O plano de conscientização é um conjunto de práticas sobre segurança da informação, cujo objetivo é garantir que todos os colaboradores tenham um nível de conhecimento adequado quanto à proteção da rede interna, além de senso de responsabilidade. Ainda não usa esse recurso? Confira, a seguir, a sua importância e como aplicá-lo da forma correta!
Qual a importância do plano de conscientização em segurança da informação para empresas?
Muitos dos ataques de malwares começam a partir da interação humana. Nesse sentido, o treinamento dos funcionários para que se tornem mais conscientes e adquiram as habilidades necessárias para identificar e sinalizar comportamentos suspeitos é de extrema importância.
Por meio desse recurso, é possível proteger o seu ativo de informações, mantendo a disponibilidade dos sistemas, o que impede a parada das atividades do negócio, minimiza danos e, consequentemente, reduz prejuízos nas suas finanças.
Com o plano de conscientização, você estimula a sua equipe a preocupar-se com a segurança da informação e esclarece quais são os impactados de não levar o plano à sério. Uma vez que todos sabem exatamente quais são os riscos que enfrentam, também saberão como proteger a rede corporativa.
Como colocar o plano de conscientização dos usuários em prática?
Devido ao fato de ser uma medida relativamente recente, muitas empresas ainda apresentam dificuldades na hora de conscientizar os seus usuários. Veja, abaixo, como desenvolver e aplicar uma campanha de conscientização em segurança da informação.
Estabeleça parcerias com outros departamentos
Para ter mais chances de ser bem-sucedido, o ideal é que o plano envolva outros departamentos, como financeiro, jurídico, marketing e recursos humanos. Isso porque essas áreas costumam ter interesses mútuos, logo, podem oferecer recursos adicionais para a implementação da campanha.
Esses departamentos também contam com os instrumentos necessários para tornar obrigatórios os cuidados e as políticas de segurança da informação. O setor jurídico, por exemplo, pode incluir esse componente em todos os processos da empresa, compreendendo inclusive o treinamento de novos colaboradores.
Realize treinamentos focados
Identifique quais são os principais riscos humanos da companhia e mantenha o foco neles. De preferência, monte uma cartilha com regras objetivas e claras, como não fornecer logins e senhas, bloquear o computador quando se ausentar, checar os remetentes dos e-mails antes de abrir as mensagens e não clicar em links duvidosos.
Envolva todos os usuários
Se um único colaborador não entender e não souber como agir diante de ameaças cibernéticas, já é o suficiente para que a rede da empresa esteja em perigo. Portanto, é obrigatório envolver todos os usuários nos processos de conscientização, além de usar uma linguagem e ferramentas adequadas ao seu público.
Promova a conscientização de várias maneiras
Tenha em mente que o plano de conscientização não pode se resumir a um dia de treinamento. É necessário promovê-lo continuamente, disponibilizando as informações de segurança por meio de boletins informativos, blogs, simulações de phishing e jogos.
Defina métricas de acompanhamento
Para constatar se o treinamento trouxe resultados positivos, é recomendado definir métricas de acompanhamento que verifiquem os números de incidentes, ameaças e ataques que foram evitados graças ao comportamento dos funcionários, por exemplo.
Viu só como é fácil elaborar um plano de conscientização em segurança? Por mais que a sua empresa invista em sistemas de proteção eficazes, basta um descuido humano para que invasores encontrem uma brecha para acessar dados sigilosos. Sendo assim, conscientizar os usuários é imprescindível para fortalecer a sua segurança digital.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.