Ter uma boa infraestrutura de TI é imprescindível para o pleno funcionamento da empresa. A partir de ferramentas atuais e de alta qualidade, é possível garantir a disponibilidade dos sistemas, a segurança da rede e a precisão das operações, o que traz vantagem competitiva no mercado.
Conforme uma companhia vai crescendo, as necessidades de seus clientes e usuários também crescem. Sendo assim, é de suma importância acompanhar as tendências em termos de infraestrutura de TI, a fim de planejar o desenvolvimento desse setor de acordo com as demandas internas e externas.
Quer saber mais? Confira, a seguir, as principais tendências de infraestrutura de TI para ficar de olho!
1. Computação sem servidor
Trata-se de um padrão de arquitetura de software que tem ganhado notoriedade, tendo como objetivo eliminar a necessidade de implementar e gerenciar a infraestrutura. Nesse cenário, os gestores devem adotar uma abordagem voltada para aplicativos para computação sem o uso de servidor, junto ao gerenciamento de SLAs e APIs, o que dispensa infraestruturas físicas.
Os servidores vão continuar existindo, porém o provedor de serviços faz a gestão de todas as ferramentas utilizadas no provisionamento e no dimensionamento do tempo de execução, o que gera mais agilidade para as tarefas de TI.
2. Edge Computing
As soluções de IoT estão cada vez mais presentes nas organizações. Com o passar dos anos, essas ferramentas farão com que o processamento de informações atinja o seu limite. Isso fará com que os líderes de TI reformulem as suas estratégias de implantação e de gerenciamento de sistemas e arquivos.
Também chamado de computação de borda, o Edge Computing é uma topologia de computação distribuída, em que o processamento de dados é feito perto da borda, que é o local em que as pessoas e coisas produzem e consomem informações. A tendência não vai substituir a nuvem, mas, sim, aumentar o uso.
Basicamente, a tecnologia processa os dados de um local e os armazena na nuvem, realizando uma seleção inicial para reduzir o tráfego e a latência.
3. Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial permite que as empresas obtenham informações relevantes por meio do monitoramento da experiência do cliente, por exemplo. Com base nisso, elas podem estabelecer metas reais e promover melhorias contínuas nos seus serviços.
Nesse sentido, os cientistas de dados estão trabalhando incansavelmente no desenvolvimento de ferramentas aperfeiçoadas que funcionam por meio da Inteligência Artificial, como um sistema que atua de forma autônoma a partir de padrões predefinidos. Portanto, essa tendência gerará mais valor para os negócios.
4. Augmented Analytics
A Augmented Analytics (Análise Aumentada) utiliza o Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e o NLP (Processamento de Linguagem Natural) para modificar a forma como um conteúdo analítico é criado, consumido e compartilhado.
Diante disso, os recursos analíticos são as ferramentas mais indicadas para preparar e gerenciar dados, efetuar uma análise moderna, administrar os processos da companhia e para minerar as plataformas e os recursos usados na ciência de dados.
No ambiente de TI, os insights automatizados provenientes de análises aumentadas serão adicionados aos aplicativos corporativos, para otimizar o processo de tomada de decisão e a ação dos colaboradores do setor.
Acompanhar as tendências em infraestrutura de TI é essencial para que a sua empresa mantenha os seus sistemas, ferramentas e estratégias atualizadas. Com isso, o departamento de Tecnologia da Informação afasta riscos de invasões que surgem com o uso de mecanismos defasados. Investir em inovação também contribui para criar novas oportunidades de negócio e alavancar os seus resultados.
Gostou deste post? Assine a nossa newsletter agora mesmo e receba mais conteúdos exclusivos!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.