O que é o endpoint security e como implementá-lo na sua empresa?

A rede de qualquer empresa abriga informações sigilosas e importantes para o funcionamento do negócio e que, portanto, devem ser protegidas para evitar que pessoas não autorizadas acessem e façam uso indevido desses dados. Nesse cenário, é imprescindível usar o endpoint security, que visa ampliar a segurança da rede empresarial.

Cada vez mais dispositivos móveis, como smartphones, notebooks e tablets, são utilizados no dia a dia de trabalho dentro das companhias. Porém, essas tecnologias acabam abrindo brechas para ataques cibernéticos. Com um endpoint security é possível aumentar a segurança da informação, monitorar as ações da sua rede, bem como identificar e barrar atividades suspeitas.

Quer saber mais? Confira, neste post, quais são os benefícios e como implementar esse recurso na sua empresa!

O que é endpoint security?

Proveniente da língua inglesa, o termo endpoint é traduzido como ‘’pontos de extremidade’’. Na área de TI, ele é utilizado em diferentes contextos. O principal deles é o endpoint security, que consiste em uma abordagem à proteção de rede empresarial e trabalha com status de monitoramentos, além softwares e atividades.

Desse modo, o endpoint seria o dispositivo conectado à rede, como computador e smartphone e até mesmo itens de IoTs. O endpoint security é uma solução instalada nos servidores da companhia, tendo como finalidade monitorar e agir contra eventuais riscos.

A segurança de endpoint visa a proteção de todos os computadores e dispositivos utilizados na rede corporativa e exige um planejamento de proteção que compreenda toda a infraestrutura de TI. Ela se difere do antivírus, já que esta ferramenta protege um computador específico.

Vale ressaltar que o endpoint security também adota outros recursos de segurança, além do antivírus. Geralmente, implementa um modelo de serviço entre o servidor e cliente, que conta com unidades instaladas em cada um deles — a principal fica no servidor e as agentes são colocadas nos dispositivos.

Por meio dessa integração, a companhia pode bloquear acessos e manter a segurança dos endpoints, evitando ataques, vazamento de dados, indisponibilidade dos sistemas e queda na produtividade dos seus funcionários.

Quais são os benefícios do endpoint security?

O endpoint security é altamente recomendado para as empresas, pois é projetado para atender as necessidades específicas desse tipo de ambiente. Veja quais são os benefícios da solução para as empresas.

Traz proteção para a rede da empresa

A ferramenta consegue detectar e bloquear adwares, spywares, vírus e qualquer programa indesejável, impedindo que estes acabem comprometendo o funcionamento dos servidores, desktops e laptops. Essa função diminui as chances de invasões exteriores que permitam a aplicação de golpes na internet.

Nesse sentido, o endpoint security também faz a criptografia dos dados, com o objetivo de evitar danos pelo vazamento de dados em decorrência de um dispositivo roubado ou perdido.

Garante que as máquinas estejam em conformidade com as políticas internas

Uma vez que monitora todos os dispositivos conectados à rede empresarial, a solução contribui para a manutenção da conformidade das máquinas com as políticas internas. Com isso, a empresa melhora o processo de adaptação a LGPD, eliminando falhas que possam expor os seus dados internos e externos.

Oferece uma administração centralizada

O setor de TI pode centralizar a rede por meio do endpoint. Dessa forma, o gerente de TI ganha praticidade para administrar o servidor endpoint, podendo controlar, revogar, dar autorizações de uso, monitorar a rede, fazer a auditoria de segurança e gerar relatórios. Tudo isso é viável graças a um portal de gerenciamento remoto.

Bloqueia ações indesejadas

As invasões na rede de uma empresa podem acontecer mesmo sem ser intencional, como quando um colaborador conecta um pendrive infectado em uma máquina de trabalho e acaba deixando o sistema vulnerável.

Por isso, as organizações costumam ter políticas de segurança que proíbem os funcionários de conectar esse tipo de dispositivo na sua rede. A adoção do software de endpoint reforça essa medida, visto que ele bloqueia as ações consideradas suspeitas.

Reduz custos

Para instalar o endpoint security, você terá que investir apenas em um servidor para o servidor e agentes para os dispositivos utilizados pela empresa. Isso significa uma grande redução de custos, pois não será necessário adquirir soluções de segurança individuais.

Tem fácil instalação

Normalmente, os sistemas de segurança do endpoint podem ser facilmente instalados. Para tanto, é só configurar a instância principal dentro do servidor e posteriormente instalar o software nos clientes para dar início ao monitoramento da rede.

Facilita a integração com novas tecnologias

Devido ao fato de o sistema de segurança ser um único composto, é mais simples agregar novas soluções. Assim, a empresa pode atualizar todos os seus dispositivos de maneira segura e unificada, com menos custos e sem processos burocráticos e que demandam muito tempo.

Como implementar o endpoint security na sua empresa?

Para implementar o endpoint security na sua empresa, é necessário preparar o ambiente, o que assegura que o software funcione plenamente e forneça todos os benefícios desejados. Acompanhe as melhores dicas para a implementação da ferramenta.

Faça uma análise de vulnerabilidade da empresa

Em primeiro lugar, é recomendado fazer uma varredura na sua rede para identificar quais são os pontos de vulnerabilidade, que necessitam ser eliminados para manter a segurança dos dados da companhia.

Para isso, identifique todos os ativos de TI, utilize um scan de vulnerabilidades e faça testes de invasão. A partir daí, crie uma lista com os principais riscos percebidos e determine como corrigi-los.

Verifique os recursos oferecidos pelo endpoint security

Ao pesquisar por um software endpoint security, verifique se ele oferece todos os recursos os quais a sua empresa necessita para o tipo de atividade que exerce no mercado. Um endpoint security completo deve oferecer:

  • gestão de recursos na nuvem;
  • DLP — Data Loss Protection;
  • criptografia;
  • IPS — Intrusion Prevention System;
  • Políticas voltadas para os tipos de usuários e dispositivos;
  • Detecção e tratamento de potenciais ameaças;
  • controle de dispositivos e acessos à rede;
  • sincronização de políticas de segurança em rede;
  • controle de aplicações;
  • filtros web por categorias;
  • proteção para a transferência de dados para unidades externas;
  • conformidade com as regulamentações de compliance.

Analise o suporte oferecido pelo fornecedor

No decorrer da implementação e uso da ferramenta podem surgir situações em que você necessite do suporte do fornecedor para tirar dúvidas ou solucionar problemas. Pensando nisso, analise detalhadamente qual é o suporte oferecido para evitar transtornos no futuro.

Escolha um fornecedor de segurança

A última etapa é buscar um fornecedor de segurança, que preferencialmente ofereça uma solução que compreenda as necessidades do seu negócio e seja de alta qualidade. É recomendável fazer uma pesquisa de mercado, conversar com atuais clientes para analisar a reputação dos fornecedores e, assim, tomar uma decisão acertada.

Fica claro a importância de implementar o endpoint security em uma rede empresarial. Isso porque, o recurso monitora, identifica e bloqueia ameaças, proporcionando um ambiente muito mais seguro para a rotina de trabalho da companhia.

Especializada no fornecimento de soluções para TI, a Athena Security oferece um endpoint security completo, com funções que ampliam a capacidade de identificação e correção de falhas. Para testar a ferramenta, você solicitar uma Prova de Conceito (POC), que evidencia se o software será bem-sucedido para as atividades da companhia.

Está em busca de um endpoint security? Entre em contato com a Athena Security agora mesmo e entenda como podemos te ajudar!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.