Como se tornar um Data Protection Officer (DPO)? Entenda aqui

O número de pessoas que buscam saber como se tornar DPO não para de crescer. Isso porque o Data Protection Officer é um profissional cada vez mais demandado nas organizações, tendo em vista a atenção especial que as companhias estão dando para o uso de dados.

O DPO é um dos principais encarregados pela proteção dos dados das empresas. Esse cargo é exigido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passa a valer em agosto de 2021. A partir de tal data, todas as companhias deverão ter a figura desse profissional em seu quadro de colaboradores.

Tendo em vista a alta demanda pela profissão, é normal que muitos profissionais de TI queiram saber como se tornar DPO. A seguir, explicaremos os principais passos que precisam ser dados para que isso aconteça. Veja!

Tenha os cursos e as certificações necessários

Geralmente, os DPOs são profissionais formados na área de TI, tendo em vista que eles têm conhecimentos aprofundados no trabalho com dados e sistemas digitais. Porém, isso não impede que pessoas de áreas correlatas, como matemáticos ou engenheiros, atuem nesse segmento.

Sobre certificações, recomenda-se a realização de cursos específicos sobre a proteção de dados. Um dos mais populares é fornecido pela empresa holandesa Exin. Após fazer os cursos, o profissional faz um exame online, em que precisa ter 65% de acertos, para garantir a aprovação.

As certificações fornecidas pela Exin são três:

  • Information Security Foundation (ISFS);
  • Protection Foundation (PDPF); e
  • Privacy and Data Protection Practitioner (PDPP).

Embora os títulos sejam em inglês, é possível optar por realizar as provas em língua portuguesa.

Estude sobre leis e práticas de proteção de dados

A LGPD é a principal legislação que norteia a proteção de dados e traz as principais ações que as empresas precisam executar para saber como agir corretamente.

Por isso, quem busca saber como se tornar DPO precisa compreender toda essa e outras legislações. Estudar sempre para manter os conhecimentos atualizados é muito importante.

Tenha compreensão do funcionamento interno da infraestrutura de TI da empresa

De nada adianta compreender sobre a legislação para o uso de dados e não saber como ela se aplica na empresa. Por isso, o mais indicado é que você também tenha total compreensão de todo o funcionamento interno da infraestrutura de TI da companhia.

Além dos hardwares utilizados, também é interessante que se tenha conhecimento sobre todos os sistemas de gerenciamento de informações que a empresa emprega no dia a dia. Assim, é possível identificar falhas e se proteger de ataques de hackers, por exemplo.

Ainda sobre o funcionamento da infraestrutura de TI, é fundamental que se saiba como os dados são minerados e tratados, as finalidades para que eles são usados etc.

Entendido como se tornar DPO? Então, agora, é só seguir esses passos e se preparar para esse cargo. No entanto, é preciso sempre se manter estudando e conhecendo novas tecnologias e atualizações nas legislações.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que os seus amigos também saibam mais sobre essa profissão que está tão em alta no momento.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Categorias
CONSULTORIA GRATUITA

Cuidamos do seu ambiente de Segurança e Infraestrutura de TI,
para você focar em seu Core Business.