A produtividade em TI é algo almejado por todos os gestores desse setor. Afinal, com a adoção de algumas boas práticas, é possível produzir mais e em menos tempo. Assim, torna-se viável focar mais as ações estratégicas e menos as operacionais.
Ademais, não faltam ferramentas que podem contribuir para a performance do setor de TI de uma empresa. Caso você ainda esteja em dúvida de qual delas utilizar, o convidamos a continuar a leitura nos tópicos a seguir.
Vamos comentar sobre alguns dos principais recursos que você pode utilizar na sua empresa para ter uma boa produtividade em TI. Vamos lá?
1. Evernote
O Evernote é uma ferramenta muito boa para que seja realizado o agendamento de tarefas, bem como realizadas anotações rápidas. Ele é muito interessante para que os profissionais possam anotar todas as ideias e insights que tiverem durante o dia.
O melhor de tudo é que as informações ficam armazenadas na nuvem, fazendo com que possam ser acessadas em qualquer dispositivo com acesso à internet.
2. Microsoft Project
O Microsoft Project é um sistema para gerenciamento de projetos bastante completo. Ele permite que sejam criadas tarefas e definidos os responsáveis por elas. Assim, o gestor de TI pode planejar e controlar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos.
A ferramenta é bastante completa, gerando também gráficos que facilitam o acompanhamento e também o gerenciamento de indicadores de desempenho da equipe.
3. Rescue Time
A procrastinação é a maior inimiga da produtividade em TI. Para contornar essa situação, uma boa ferramenta a ser utilizada é a Rescue Time. Trata-se de um software que monitora a quantidade de tempo em que os usuários permanecem utilizando sites ou aplicativos.
Assim, é possível acompanhar quantas horas por dia os membros da equipe passam acessando as redes sociais ou sites de notícias, por exemplo. Com essas informações em mãos, fica mais fácil de o gestor tomar as medidas cabíveis, como optar pela restrição ao acesso a alguns tipos de mídia na rede wireless.
4. Trello
É impossível falar em ferramentas para gestão de produtividade sem citar o Trello, um recurso cada vez mais utilizado em diversas áreas do meio corporativo. Um dos principais motivos para esse programa ter caído no gosto das pessoas é a facilidade de uso.
Ele funciona tendo como base a metodologia Kanban, utilizando uma espécie de post-it virtual. As tarefas são criadas e ficam em um mural, delegadas para determinada pessoa. Conforme as etapas são cumpridas, elas podem ser movimentadas no quadro.
5. Yesware
Muitas vezes, o setor de TI precisa disparar e-mails em massa para todos os funcionários da empresa, visando a fazer comunicados, como de manutenções preventivas nos sistemas.
O Yesware pode ajudar nesse momento, automatizando o envio das mensagens e acompanhando indicadores, como a quantidade de visualizações.
Com essas ferramentas, fica mais fácil manter uma boa produtividade em TI na sua empresa. Por isso, não deixe de considerar o uso para ter mais resultados positivos.
Agora, siga as nossas redes sociais para acompanhar mais dicas interessantes. Você nos encontra no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.