A gestão de recursos de TI é um ponto que precisa ser otimizado pelas empresas. Ao contar com a otimização, todos os processos são mais facilmente gerenciados. Assim, há um maior aproveitamento das atividades, o que também resulta em melhores resultados financeiros para a companhia.
Mas, como fazer uma gestão de recursos eficiente? É sobre isso que falamos neste artigo. Acompanhe a leitura até o fim e confira importantes dicas para que tudo seja otimizado na área de TI da sua empresa.
Estabeleça um bom modelo de governança
A governança de TI é uma atividade relacionada com a governança corporativa das empresas. Trata-se do conjunto de regras, processos e outras atividades direcionadas para a gestão da tecnologia na companhia.
É essa área a responsável por criar diferentes normas, como a criação de uma política de segurança da informação, para que a empresa não deixe de cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo.
Além disso, também é preciso estabelecer regras para uso das ferramentas e recursos tecnológicos, fazer a gestão dos equipamentos da empresa, entre outras atividades. O modelo de governança deve ser muito bem desenvolvido para que as tarefas possam ser otimizadas.
Tenha um planejamento estratégico
Assim como em outras áreas da empresa, a TI também precisa ter um planejamento estratégico. Para isso, recomenda-se que sejam desenvolvidas metodologias, como a análise SWOT.
Essa teoria recomenda que seja criada uma matriz, em que são cruzados os pontos fortes (strenghts) e os pontos fracos (weaknesses) da área de TI, fazendo também um cruzamento entre as oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do mercado em que ela está inserida.
Com base nessas informações cruzadas, devem-se gerar estratégias para que seja feita uma boa gestão de recursos. Tudo com base em números, estatísticas e outras informações monitoradas pela companhia.
As estratégias geradas precisam ainda ter prazo para serem cumpridas. Além disso, devem ser planificadas, de modo que se possa identificar quais são os recursos físicos e humanos necessários para que elas sejam cumpridas, por exemplo.
É interessante, ainda, que as estratégias estejam alinhadas com os objetivos da empresa, buscando o cumprimento da cultura organizacional. Tudo isso envolvendo não só a área de TI, mas sim todos os setores da companhia.
De tal maneira, a TI deixa de ser vista como uma área que só resolve problemas e percebe-se que o setor também pode ser estratégico.
Conte com uma empresa parceira
Para fazer uma boa gestão de recursos na área de TI de uma companhia, é fundamental contar com uma empresa parceira. Por isso, recomendamos que você busque uma especialista na área, que ajude na adoção das melhores estratégias no setor de tecnologia da sua organização.
Otimizar a gestão recursos de TI fará com que a sua empresa tire mais proveito da tecnologia e conte com mais esse setor como um aliado para demandas das mais diversas áreas.
Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais informações interessante para a área de tecnologia da sua empresa. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.