A Internet das Coisas ou IoT é uma das tecnologias que formam a base da transformação digital. Ela se refere aos objetos conectados entre si e com o usuário, por meio de uma rede. Trata-se de uma grande integração entre objetos e software que formam uma rede de dados que podem ser trocados, estruturados e utilizados como fonte de informação e gestão.
As tecnologias de IoT estão se popularizando cada vez mais e estão presentes em muitas empresas, dos mais diversos portes. O resultado disso são que as operações se tornam mais inteligentes, as avaliações passam a ser em tempo real e há um ganho em relação a cultura data driven — gestão baseada em dados.
Neste artigo, vamos conhecer 5 tecnologias de IoT que já estão sendo utilizadas nas empresas. Confira!
1. Fechadura inteligente
As fechaduras inteligentes permitem às empresas terem um maior controle de acesso as suas instalações, com gerenciamento feito a partir de qualquer dispositivo. É uma excelente opção para as pequenas empresas, que ainda não têm condições de investir pesado em segurança privada.
Se um colaborar perde a chave da empresa, por exemplo, além de ser uma inconveniência, pode colocar o negócio em risco, afinal, essas chaves podem cair em mãos erradas. Com uma fechadura eletrônica, o gestor e seus colaboradores podem controlar as entradas com o smartphone ou outros dispositivos, ou seja, somente as pessoas autorizadas terão acesso.
2. Câmeras inteligentes
As câmeras inteligentes levam a segurança de sua empresa para outro patamar, pois, além de permitir o acesso as imagens de qualquer dispositivo, podem trabalhar em conjunto com as fechaduras eletrônicas. Com o auxílio de um software de identificação facial, a fechadura só poderá ser liberada apenas após a identificação automática da pessoa autorizada, que é feita por um algoritmo dotado de inteligência artificial.
Além disso, as câmeras mais modernas dispensam as instalações cabeadas e nem de servidores internos. Basta uma boa conexão de wifi e um servidor em nuvem, para que as imagens possam ser transmitidas para os dispositivos autorizados e armazenadas remotamente.
3. Dispositivos de controle de estoque
A gigante do varejo e tecnologia, Amazon, já tem o seu setor de entregas 100% automatizado, feitos apenas por máquinas conectadas, sensores, códigos de barras e algoritmos potentes. Como tudo na tecnologia, as grandes empresas funcionam como incubadoras e desenvolvedoras de projetos que depois se aprimoram e se popularizam.
Sendo assim, não é difícil imaginarmos que, em alguns anos, até mesmo as pequenas e médias empresas, muitas que já utilizam sensores, códigos, e etiquetas da identificação por rádio frequência, combinarão essas tecnologias para criar lojas inteligentes, com gerenciamento remoto e abastecimento robotizado.
4. Monitoramento de dados da cadeia de fornecimento
Assim como acontece no controle de estoque, a Internet das Coisas pode entregar insights em tempo real sobre a cadeia de fornecimento, com dados sólidos sobre o logística, principalmente perecíveis, para que a empresa consiga mapear a qualidade das entregas. Os dados poderão ser utilizados para que a empresa tenha um maior controle sobre remessas específicas e fazer avaliações de riscos.
Há também os dispositivos que podem fazer o monitoramento de segurança, com foco na redução do roubo de cargas, com rastreamento e até mesmo inutilização de um produto, para inibir as ações dos criminosos.
5. Lâmpadas inteligentes
Não é de hoje que as empresas colocam com um de seus grandes desafios a redução de custos com energia elétrica. Os sistemas de iluminação conectados podem trazer uma série de benefícios, que vão da economia até a segurança.
Um bom projeto de iluminação inteligente permite que as empresas monitorem instalações internas, sem desperdícios, aumentando a segurança de depósitos e estacionamentos. Tudo isso em conjunto com sensores e câmeras inteligentes, que podem otimizar a iluminação, para que ela seja acionada apenas nos locais necessários. As lâmpadas inteligentes podem ser controladas com telefones celulares e outros dispositivos autorizados.
As tecnologias de IoT fazem parte da inovação disruptiva por qual as empresas estão passando, com a transformação digital e a indústria 4.0. Mais do que tornar os processos mais modernos, aumentando a produtividade e reduzindo a margem de erro, a Internet das Coisas contribui para a gestão, pois fornece dados em tempo real e produz um banco de informações riquíssimos par análises futuras.
Gostou do post? Então, ajude-nos a espalhá-lo compartilhando em suas redes sociais com amigos, familiares e colegas de empresa.
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso