Segurança da informação para instituições de ensino: quais são os desafios?

A segurança da informação para escolas é um assunto que vem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente após a ocorrência de fatos como o vazamento de informações na Columbia Falls School District, nos Estados Unidos, em 2017.

Situações como essa demonstram a necessidade de que as instituições de ensino assumam uma atitude pró-ativa com relação ao gerenciamento e segurança das informações confidenciais dos seus alunos, colaboradores e da própria instituição.

Uma violação nos dados pode gerar problemas muito além dos financeiros, levando a danos físicos ou morais, caso as informações sejam utilizadas de forma inadequada. Questões como intimidação, assédio e a radicalização entre alunos e pessoas da comunidade escolar são fatores preocupantes.

Neste artigo, você vai entender o impacto da segurança da informação na rotina da escola, entendendo os cuidados necessários para garantir bons resultados e outros aspectos relevantes sobre o tema. Acompanhe!

Gestão e controle das informações

A Lei Geral de Proteção de Dados e a mudança no comportamento da sociedade em relação à tecnologia e ao uso de informações geraram um desafio para os gestores de instituições escolares: tratar com mais cuidado e atenção os dados pessoais dos membros da comunidade escolar.

Além de versar sobre informações sensíveis, em muitos casos estes dados dizem respeito a menores de idade, crianças e adolescentes, totalmente suscetíveis se expostas de forma inadequada.

Desta maneira, a gestão e controle das informações se tornaram uma preocupação para os gestores, tendo assumido um papel relevante no planejamento estratégico e na organização das escolas e universidades por todo o país.

Redução do risco de vazamento de dados

A grande dúvida é: de que forma a escola ou universidade podem atuar para reduzir o risco de vazamento de dados dos seus alunos?

Considerando a necessidade do mercado e a publicação de uma lei específica a respeito do tema, empresas especializadas em segurança da informação e infraestrutura já têm oferecido soluções de tecnologia que prestam serviço de implantação e suporte para esse tipo de demanda.

São essas empresas que atendem às instituições de ensino, oferecendo soluções desenhadas de acordo com as particularidades de cada escola. Reduzir o risco de vazamento de dados se tornou uma premissa dentro destas instituições, já que os dados pessoais dos alunos são extremamente sensíveis e passíveis de danos imensuráveis.

Qualificação da gestão do tempo

Segundo informações publicadas pela Revista Época, estudos especializados apontam que os recursos tecnológicos devem otimizar o tempo dos professores dentro da sala de aula.

Com a eliminação de algumas tarefas burocráticas por meio do uso de tecnologia, os educadores terão condições de atuar de forma mais ativa e dinâmica no desenvolvimento da educação propriamente dita.

Um exemplo de software que já vem sendo testado e que deve trazer resultados são sistemas que realizam a “chamada” por meio da biometria. Com elas o professor não vai mais precisar realizar a chamada e ganhará um tempo precioso que poderá ser direcionado para outra atividade pedagógica.

Entretanto, o outro lado desta moeda está justamente na necessidade de inserir esse tipo de solução sem descuidar dos riscos atrelados à segurança dos dados dos alunos. Essas informações devem permanecer dentro do sistema da escola e não podem ser acessadas por terceiros, tendo em vista o risco que este vazamento pode ocasionar para os alunos e seus familiares.

A tecnologia surgiu para somar e otimizar as tarefas dentro das instituições de ensino. Todavia, o cuidado que deve ser tomado precisa ser proporcional, sendo responsabilidade dos gestores atentarem para a segurança da informação das escolas universidades.

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Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

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