Por mais que as mudanças devam ser realizadas em direção a transformação digital, muitas empresas já estão praticando esse exercício já há algum tempo sem saber exatamente o que é em função da implementação de novas tarefas com a evolução natural da modernidade tecnológica pelos diversos setores do mercado.
Um dos exemplos a citar é o uso da Intranet Corporativa que permite a empresa desenvolver e disponibilizar aos seus colaboradores diversas aplicações para gerir ações não compostas nos sistemas legados, mas necessários para administrar o seu negócio.
O uso das tecnologias: web e digitais são acessíveis por todos os dispositivos eletrônicos com segurança e facilidade de acesso à internet permitindo ao colaborador utilizar as aplicações em qualquer dia, lugar e hora sem ter a necessidade de estar fisicamente na empresa no horário comercial para cumprir sua jornada de trabalho.
Novos métodos e processos já fazem parte desta mudança:
- A digitalização (transição da forma analogia para a digital) processo que transforma o papel em documento digital passa a ser visto no dispositivo e com o uso de rotinas de workflow associados a notificação eletrônica documentos são recebidos, acompanhados e compartilhados entre os gestores da empresa para tomada de decisão;
- Crachá com chip de aproximação passam a ser substituídos por crachás digitais gerados a partir da sua intranet e com a identificação funcional em código de QR-code são identificados automaticamente pelas catracas de acesso;.
- Documentos usuais do dia a dia: relatórios e planilhas corporativas já são compartilhados em tempo real por 2 ou mais colaboradores o que torna o processo mais ágil e produtivo para a empresa;
- Chamados técnicos de serviços de TI são distribuídos à equipe técnica sem que a gestão esteja presente fisicamente na área e documentados passo a passo com a participação de todos os envolvidos no projeto;
- O sistema de captação passa a ter um impulso importante no processo de vendas com interação direta entre o cliente e o relacionamento gerando aprovação do processo no passo a passo do pedido com o envio de documentos digitalizados e certificados digitalmente fazendo com que o atendente faça a sua leitura sem a necessidade de impressão promovendo economia de papel e aprovação imediata;
- O home office também entrou nesta onda e é por meio dele que muitas empresas optaram por ter o profissional 1 ou 2 dias por semana na sua estação de trabalho e os demais em sua casa visando maior produtividade e desenvolvimento com planejamento estratégico e sem pressão superior realizando ações externas a partir do seu ponto de partida.
A transformação digital tem um legado importante que precisa ser ajustado e repensado nesta nova era, mediante o comportamento humano em função da sua liberdade pessoal, é o de saber dosar os assuntos pessoais dos corporativos na evolução da sua jornada de trabalho para que o colaborador possa estar engajado com os resultados da empresa. Enquanto houver compartilhamento excessivo do tempo para outros assuntos os resultados sempre estarão abaixo do esperado.
O Workplace, WhatsApp do fc e outras ferramentas digitais veem com a missão para tentar atender a essa função junto as empresas no sentido de conviver com este tipo de comportamento de forma a canalizar os assuntos corporativos e as metas em resultados tangíveis, afinal de contas a empresa e nós dependemos disso.
Dalton Quadros
Gerente corporativo de TI na DBQ Consult e Membro do Corpo Docente da Universidade Mogi das Cruzes, com mais de 30 anos na área de TI, sendo 19 anos no segmento educacional. Sólida experiência como Diretor e gerenciamento de TI nas áreas de Processos, Sistemas, Governança, Operação de infraestrutura, Telecomunicações, Banco de dados, Transformação de negócios em ambientes digitais e atuação com startups.