Embora a tecnologia ofereça inúmeras possibilidades de inovação, mesmo com tantas conveniências, muitas empresas ainda enfrentam obstáculos para operar com mais eficiência e obter melhores resultados a cerca da sua produtividade. Nesse contexto, a adoção da metodologia Lean Performance tem sido a salvação dos gestores para ajustar os processos do empreendimento.
Instituições modernas recorrem a esse método de negócio focado no cliente para alinhar cada um dos seus processos internos, visando assegurar que todas as etapas agreguem valor e contribuam para a melhoria das operações.
A metodologia foi aplicada pela primeira vez na indústria automobilística pela Toyota, que tinha como objetivo ter uma linha de montagem organizada e eficaz, a partir de processos otimizados — haja vista que o seu conceito principal é a padronização e organização dos estágios operacionais.
O funcionamento desse recurso se dá a por meio da identificação das atividades e suas fases para, em seguida, apontar possíveis desperdícios ou ações que não geram valor para o serviço ou produto final que chegará ao cliente. Assim, elas podem ser limitadas, modificadas ou eliminadas por completo.
Quer aumentar a produtividade do seu negócio? Confira abaixo quais são os benefícios e ferramentas da Lean Perfomance!
Atendimento de qualidade aos clientes
O objetivo principal do método é proporcionar um serviço de maior valor para os clientes e reconhecer o que os consumidores necessitam e querem, o que permite atender a suas demandas.
Afinal, uma empresa bem-sucedida é aquela que tem clientes satisfeitos e fiéis. É preciso oferecer produtos de alta qualidade, entregar dentro do prazo e superar as expectativas dos clientes para ter garantia de sucesso.
Mais eficiência na gestão
A partir do sistema Lean, os gestores podem perceber que é possível fazer mais com menos recursos e pessoas. Com a eliminação dos excessos, os processos são simplificados, o fluxo de trabalho torna-se contínuo e a gestão da equipe é feita com mais eficiência.
O método diz que cada profissional tem que se concentrar em sua estação de trabalho, dando seu melhor para desenvolver atividades em alta performance conforme as suas habilidades. O papel do gestor, então, é conferir se tudo está sendo feito de acordo com o planejado e, se houver necessidade, dar suporte para a equipe.
Eliminação de defeitos e retrabalho
As entregas de grande volume que contêm falhas ou erros elevam o número de defeitos a serem ajustados. O conserto dos produtos fora das especificações significa desperdício de tempo, material e consequentemente, dinheiro.
O uso da metodologia Lean Performance implica na identificação de eventuais erros com antecedência, impedindo que o produto seja concluído com falha e tenha que ser reajustado.
Aumento dos ganhos financeiros
O sistema Lean é capaz de aumentar significativamente os seus ganhos financeiros. Isso acontece por que clientes mais satisfeitos são fundamentais para que o empreendimento prospere e obtenha mais lucros. Sem falar que a redução de excessos — que resultam em gastos desnecessários — propicia a economia.
O dinheiro poupado pode ser injetado de volta no negócio para melhorar os treinamentos e operações. Dessa forma, os colaboradores ficam motivados e podem produzir com tranquilidade, além de haver mais espaço para que a empresa possa ampliar o seu negócio.
Principais ferramentas da metodologia Lean Performance
Como você pode perceber, esse método é embasado em reduzir desperdícios. Isso é um fator comum em todas as ferramentas existentes com essa finalidade. Pensando nisso, veja agora as principais alternativas para uma produção mais enxuta!
Just in time
A cultura do “just in time” (em tempo) é um pilar importantíssimo, pois trouxe para as empresas a possibilidade de produzir com pouco estoque. Isso consiste em fabricar apenas na quantidade ideal para suprir a demanda do momento, com o intuito de poupar recursos.
Jidoka
Essa ferramenta traz para o negócio o pilar da automação. Nesse cenário, a maior parte da operação da empresa é planejada de maneira que as máquinas, que cometem menos erros do que os humanos, consigam executar os processos padrões preestabelecidos.
Diante disso, a função do agente e gestor é a de acompanhar e monitorar o funcionamento para reconhecer erros ou desperdícios, tendo capacidade para interromper a fabricação caso seja preciso.
Takt time
Focada na demanda do cliente, a ferramenta ajuda na identificação das necessidades do seu público para produzir algo que vá de encontro a elas. Isso faz com que as pessoas sintam-se, naturalmente, incentivadas a adquirir seus produtos, sem a empresa ter que investir pesado em publicidade para convencê-las.
No mundo atual, com as constantes mudanças em todos os setores, a metodologia Lean Performance auxilia na criação de uma estrutura leve e com fácil adaptação às transformações, o que ajuda você a aumentar a sua competitividade perante os concorrentes.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.