Evoluindo a passos largos, a inteligência artificial nas empresas tem causado uma verdadeira revolução no cotidiano das pessoas. As tecnologias advindas dessa área impactam positivamente tanto na hora de desenvolver uma gestão inovadora quanto nas atividades operacionais das organizações.
A IA é um campo de estudo das Ciências da Computação que tem a finalidade de desenvolver dispositivos que simulem as capacidades de raciocínio, percepção, tomada de decisão e solução dos problemas, assemelhando-se aos seres humanos. O crescimento da inteligência artificial se dá ao seu grande potencial de aplicação em variados setores, compreendendo desde a indústria até o ramo da informática.
Diretamente relacionada à Tecnologia da Informação, a inteligência artificial inova nesse universo por meio de 3 áreas: o PLN (Processo de Linguagem Natural), a Deep Learning (Aprendizagem Profunda) e a visão computacional. Esses 3 itens trazem um desenvolvimento tecnológico muito acelerado, que impacta a TI, de modo a elevar a eficiência e qualidade dos processos e serviços.
Confira, abaixo, como a inteligência artificial tem gerado avanços no setor de TI!
Inteligência artificial no mercado de TI
Segundo um estudo realizado pela Tata Consultancy Services, a área de TI é a que mais tem adotado as inovações proporcionadas pela IA. A pesquisa entrevistou 835 executivos, sendo que 67% deles disseram empregar essa tecnologia com o objetivo de detectar intrusões de segurança, otimizar a automação e solucionar os problemas dos usuários.
A tendência é que o uso da inteligência artificial cresça ainda mais no mercado de TI, pois há previsões de que em um futuro próximo ela consiga substituir as funções diárias nesse segmento, principalmente no que diz respeito ao campo operacional. Entram nessa lista a administração de sistemas, help-desk, monitoramento de TI, suporte e aplicações, por exemplo. A gestão de projetos também tende a ser modificada.
Esse novo cenário pode contribuir com a eliminação de alguns cargos, mas se espera que a IA melhore algumas lacunas de competências. Além disso, a partir dessa perspectiva, os departamentos de TI estarão mais focados no trabalho criativo — chave essencial para gerar diferenciais dentro das companhias.
Como a IA está ajudando as empresas a obter sucesso
A inteligência artificial já é uma realidade no mundo dos negócios, sendo responsável por aumentar a competitividade e sucesso de muitas empresas. Na atualidade, a IA tem sido apontada como a mais nova fronteira de concorrência em TI entre a Microsoft e a Google — duas companhias gigantescas que exibem ferramentas automatizadas, com capacidade de raciocínio e tomada de decisão, agregando praticidade aos seus milhões de usuários.
A exemplo disso podemos citar a Cortana, a tecnologia de voz ativada por IA da Microsoft, e o Google Assistant. Apesar de ainda não ter superado o desempenho humano, a inteligência artificial tem ajudado a melhorar a qualidade dos serviços das organizações a partir do aumento da praticidade e o desenvolvimento de soluções rápidas e eficazes para os seus clientes.
A aplicação das inovações da inteligência artificial nas empresas permite o acesso às novas metodologias e diferentes formas de acompanhamento, além de garantir a facilitação dos processos, uma vez que há a otimização de tempo e recursos financeiros e humanos.
Gostou deste post? Siga as nossas redes sociais e acompanhe o melhor do nosso conteúdo! Nós estamos no Facebook e LinkedIn! Até a próxima!
Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.