A Tecnologia da Informação evolui constantemente. E, na atualidade, a atividade tem se tornado cada vez mais complexa, principalmente no ambiente empresarial. Por isso, conseguir fazer uma gestão de TI eficiente em um setor bastante dinâmico é a chave para as empresas alcançarem o sucesso e o retorno dos investimentos realizados.
O gestor de TI tem grandes responsabilidades em suas mãos, que vão desde atingir os objetivos do negócio até se manter atualizado em relação às novidades tecnológicas da área. É necessário estar voltado para as necessidades da organização e, ao mesmo tempo, dominar os recursos do setor.
Confira, neste post, quais são os principais desafios na gestão de TI atualmente!
Alinhar o setor às necessidades do negócio
Se o funcionamento do departamento de TI não estiver alinhado com as metas de mercado estipuladas pela empresa, pode haver grandes impactos negativos nas receitas da companhia.
Esse tipo de situação pode acarretar o cancelamento de iniciativas e de projetos que levariam o negócio a prestar serviços e atividades mais funcionais.
Além de causar prejuízos, esse desalinhamento também aumenta o número de erros operacionais da corporação, diminuindo consideravelmente os seus índices de segurança e qualidade.
A solução
Para superar a falta de alinhamento entre a organização e o setor de TI, é imprescindível que o gestor esteja em constante comunicação com os líderes da empresa. Assim, é possível ter mais embasamento para definir melhor as rotinas operacionais e estratégias do departamento — que, por sua vez, serão definidas conforme os projetos da companhia.
Acompanhar a evolução das tecnologias e da segurança da informação
Algumas das principais tendências da Tecnologia da Informação — como o Big Data, o cloud computing e as tecnologias mobile — estão causando mudanças rápidas e profundas no modo como as operações empresariais são executadas.
Em muitos casos, tais alterações trazem inúmeros benefícios para a companhia. Deixar de conhecer a adotar as novas tendências do mercado pode levá-la a perder a competitividade e desperdiçar os seus recursos financeiros.
A solução
Esse problema pode ser contornado com o investimento na qualificação da equipe de TI. A partir de treinamentos e cursos regulares, diminui-se o tempo de adaptação dos funcionários com as novas tecnologias.
No entanto, o conhecimento em TI não pode ficar restrito aos profissionais do departamento. Os líderes devem colocar os seus auxiliares por toda a empresa. Dessa maneira, eles poderão trabalhar em harmonia com outras áreas, ajudando os colaboradores a compreenderem as rotinas e as políticas implementadas pelo TI.
Manter o ritmo dos projetos a todo vapor
Atrasar a conclusão de um projeto causa diversos danos para o próprio departamento de TI e para a empresa no geral. Geralmente, esse cenário compromete o custo e retarda a entrega do serviço, impedindo que ele fique disponível para operação ou utilização.
Sem falar que um equipamento parado, sem produzir nada, gera custos superiores ao gerenciamento do projeto para possibilitar o seu funcionamento.
A solução
Uma solução para não sofrer mais com os atrasos na entrega de um produto é a contratação do serviço de outsourcing de TI, ou seja, terceirizar atividades de processos de desenvolvimento e manutenção para um fornecedor externo.
Com isso, o gestor ganha mais tempo para se dedicar à gestão estratégica e aos projetos de governança, além de otimizar a performance da rede corporativa.
Os principais desafios na gestão de TI exigem um profissional com características mais dinâmicas, capaz de compreender não só as demandas do seu departamento, mas que também esteja continuamente alinhado com os objetivos da empresa e a constante evolução do mercado.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.