A sua empresa tem uma gestão inovadora de TI? Mesmo que a sua reposta seja positiva, é importante que algumas questões sejam levantadas. Ao contrário do que muitos pensam, a gestão de TI não é caracterizada apenas por utilizar tecnologias de ponta.
Uma gestão inovadora de TI é aquela que tem um pensamento arrojado, que age estrategicamente para a realização dos procedimentos de uma empresa, tendo nos equipamentos e recursos tecnológicos apenas um meio para tornar isso possível.
Para que você saiba mais sobre como ter uma gestão inovadora de TI, nós elencamos algumas dicas básicas, envolvendo situações ou exemplos que comumente acontecem nas organizações. Continue a leitura e confira!
Foque mais em conhecimento e menos em competição
O cofundador do sistema de pagamentos online PayPal, Peter Thiel, defende a tese de que quanto mais alguém compete no setor de TI, mais se torna parecido com os outros, de modo que a inovação não ocorre.
Para Thiel, em vez de os gestores estimularem a competição entre os profissionais de TI, devem instigar o conhecimento. Seja por meio de uma pós-graduação, leitura de livros, artigos da área, entre outras formas. Assim, os colaboradores devem sempre buscar a renovação de seus conceitos.
Ao gestor de TI, cabe analisar quais dos seus subordinados têm mais sede por conhecimento e mais se destacam. Dessa forma, é importante buscar alternativas inovadoras e priorizar essas pessoas quando for necessário designar um trabalho mais específico ou uma promoção.
Invista no desenvolvimento dos colaboradores
Martha Gabriel, estudiosa conceituada da internet e dos meios digitais, além de autora de livros como ”Marketing na era digital”, tem uma célebre frase que diz que “para não ser substituído por um robô, não seja um robô”.
Isso quer dizer que, por mais que a tecnologia avance e os processos sejam cada vez mais robotizados, sempre haverá uma pessoa por trás das estratégias. Sem falar que, os serviços ou produtos oferecidos por uma empresa também são destinados a pessoas.
Desse modo, podemos entender que as relações humanas não podem ser deixadas de lado, e os profissionais de TI também devem se preocupar com o sentimento e as emoções. É assim que eles podem desenvolver soluções inovadoras.
Nesse sentido, uma alternativa interessante é investir em certificações para a sua equipe, já que elas não estão voltadas somente para os profissionais que estão buscando novas oportunidades no mercado. Elas trazem maior especialização e agilidade para o funcionário lidar com situações diversas e mais assertividade na resolução de problemas.
Aja de acordo com o seu negócio
Ainda no que se refere à humanização dos processos de TI, é importante que a empresa adote as tecnologias de acordo com o seu modelo de negócio.
Para isso, é muito importante que os funcionários do setor de TI tenham conhecimento das diretrizes organizacionais, como a missão, a visão e os valores da empresa. Isso fará com que, ao desenvolver um software ou serviço digital, os preceitos em que a empresa acredita sejam preservados.
Vale ressaltar que tudo em uma empresa se comunica, inclusive o setor de TI. Para passar a imagem desejada para o público, assim como acontece em outros setores, as diretrizes da organização precisam ser seguidas à risca.
Utilize tecnologias inovadoras
Manter-se competitiva no mercado e ultrapassar a concorrência é o objetivo de toda a empresa. Para tanto, é necessário ter apoio tecnológico e investir em tecnologias de ponta, como business intelligence, cloud computing e inteligência artificial. Esse tipo de tecnologia ajuda desde a estudar tendência de mercado até analisar o comportamento do cliente.
Além disso, vale a pena adquirir soluções de segurança, como o firewall gerenciado e a rede wireless gerenciada. Elas podem ser moldadas de acordo com as características do seu negócio e mantêm a sua rede e os seus sistemas livres de tentativas de invasão, roubo ou vazamentos de dados.
Embora isso possa parecer um gasto a mais, saiba que adotar tecnologias inovadoras vai ajudar na redução de custos. Com a implantação de um data center na nuvem, a organização diminui os gastos com infraestrutura, espaço físico e softwares, por exemplo.
Adote métricas de desempenho
Ao usar esse recurso, a área de TI consegue ter uma visão mais ampla sobre toda a infraestrutura da empresa e sobre os processos que são desenvolvidos por ela.
Essa medida auxilia na detecção de falhas e possíveis problemas no desempenho de equipamentos, além de ajudar na avaliação do trabalho prestado por cada colaborador, permitindo a definição de ações corretivas para que a empresa não sofra com os impactos do ocorrido.
Implemente processos de feedback
Mesmo sendo uma estratégia simples, a implementação de processos de feedback é bastante eficaz e traz resultados significativos para o negócio.
Quando o gestor de TI se propõe a colher e dar feedbacks dos membros da sua equipe, ele permite que os colaboradores percebam em quais questões erraram e, assim, saibam o que fazer e trabalhem para corrigir as suas práticas.
Sempre que os funcionários alcançam as metas e se sobressaem, reconheça o alto desempenho, deixando claro que você está valorizando o trabalho de todos.
Melhore a experiência do usuário
Uma das maiores preocupações das empresas é oferecer uma experiência de excelência para os seus clientes. Por essa razão, um grande desafio para área de TI é atender às demandas advindas dos usuários sem que isso prejudique os processos.
Ao priorizar a satisfação dos clientes, a gestão de TI passa a realizar processos mais inteligentes e precisos. Diante disso, pode-se adotar a tendência User Experience (UX), que tem o intuito de aprimorar a interação dos usuários, assegurando a satisfação deles.
A UX tem evoluído bastante, tornando-se essencial para as empresas, pois facilita a implementação de processos e tecnologias para que os usuários ganhem agilidade, executando as suas atividades em menor tempo possível.
A partir do conjunto de abordagens que otimizam a definição de tarefas, ajudam a identificar erros e a buscar melhorias a serem aplicadas nos pontos certos, a empresa passa a ter uma gestão inovadora, que alavanca os seus resultados.
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Thiago Cabral
Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.